Voltar para o hotsite

03 janeiro 2011

Na contramão da segurança

Este ano viajei pouco por conta do excesso de trabalho. Ao voltar do interior depois do Natal, fiquei assustado com a precariedade de alguns trechos da rodovia e com a imprudência de muito motoristas: carros com capacidade máxima do veículo, crianças soltas no carro, ultrapassagens arriscadas, velocidade acima ao permitido.

Essa mistura só pode ter um resultado infeliz: 100 mil internações por ano em virtude de acidentes de trânsito e mais de 113 milhões para pagar essas internações.

Por pior que seja a situação das vias no nosso país, atenção e responsabilidade ao volante mudariam esses índices, diminuindo drasticamente o número de feridos e mortos. De acordo com médico especialista em traumas de trânsito da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, os relatos pós-acidente demonstram inexperiência dos motoristas em situações de riscos, que exigem uma resposta rápida na prevenção do acidente.

A Abramet defende que o Curso de formação de Condutores – CFC, para carteira de motorista, deveria ser mais extenso, com exposição de situações recorrentes no trânsito e com o uso de simuladores de direção, expondo o aluno a situação de chuva, neblina, congestionamento etc.

Por isso, seja um motorista responsável estando sempre atento ao que acontece à sua frente (carros, pedestres, bicicletas,... ). E Se for viajar durante o verão, não se esqueça de levar a segurança na bagagem! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário