Voltar para o hotsite

16 setembro 2010

Ainda não tem carro? O seu ônibus também pode ser moderno!

Hoje, muitos carros são cheios de dispositivos modernos... por voz, biometria, com câmeras e sensores. Computador de bordo pra "falar" com o carro e navegar na web já são comuns. Muitos desses modelos de luxo já estão rodando aqui no BR. E para quem não tem carro e anda de coletivo?

Pois é. Pensando no conforto do passageiro do transporte coletivo que a FAPESP, Fundação para a Pesquisa do Estado de São Paulo, e inspirado em uma experiência europeia, decidiu testar um sistema de informação sobre horários reais e itinerários de forma instantânea.

O sistema funciona na sua casa e sem mudar a rotina (via computador ou celular), informando a hora exata que o ônibus vai passar no ponto, para só então sair de casa, sem esperar na chuva ou correndo ‘perigo’. Na adaptação brasileira, um sistema semelhante ao utilizado nos celulares com tecnologia 3G atualizaria as informações de localização dos ônibus com ajuda de um GPS.

Nas viagens entre cidades e Estados, o aparelho poderá exibir informações turísticas, indicações sobre as cidades no itinerário, assim que o GPS detectasse a aproximação da cidade da região.

O custo para as empresas de ônibus não nos interessa, queremos o sistema rodando para ajudar no dia a dia de quem enfrenta todo dia o ‘busão’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário