Voltar para o hotsite

22 setembro 2010

Carro: saia de casa sem ele!

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. Você sabe o que é isso? É o dia em que todo mundo (o mundo mesmo), deixa seus carros na garagem e se deslocam com transporte público, de bicicleta, gôndola (...) ou faz ‘lotação’ em um único veículo para eliminar a quantidade de carros que circulam por ai com uma única pessoa, o motorista.

A idéia, no mesmo molde que surgiu na França, é deixar o meio de transporte poluente e barulhento em casa e buscar formas alternativas de se locomover.

Só no Brasil, segundo o Denatran, são mais de 40 milhões de automóveis no país. São Paulo é líder com a estatística de um carro por dois habitantes, perdendo para países como Estados Unidos, 1,3 habitante por carro, Itália, 1,5 habitante/carro e no Japão, Espanha, Canadá e Alemanha 1,7 habitante/carro.

Dá para imaginar o alívio que é para o Planeta quando milhares de carros dos 40 países participantes ficam na garagem? Mas o melhor é que quanto mais pessoas optam por transportes alternativos o ruído desses carros (poluição sonora) também diminui a decibéis aceitáveis, os acidentes com ou sem mortes também diminuem, mais pessoas se exercitam indo de bike (desde com itens de segurança e nas ciclovias disponíveis), mais amigos são feitos nas caronas solidárias.

Fácil começar, hein?! Eu optei pela carona solidária: passo na casa dos meus colegas de gravação todos os dias e rachamos a gasosa e o estacionamento. É bom para o planeta e pro nosso bolso. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário