Voltar para o hotsite

21 setembro 2010

Quem nunca aceitou o pedido de amizade de um desconhecido?

[silêncio]
Costumo aceitar novos pedidos de amizade, nada como aumentar a rede de amigos, ora ou outra puxo papo com aqueles que eu não sei quem são, mas que temos amigos comuns. Mas coloco poucas informações e fotos no meu perfil.

Pensando neste tipo de comportamento, uma empresa de segurança norte-americana fez um estudo sobre segurança na web e afirmou que 93,6% dos usuários de redes sociais aceitam pedido de amizade de perfil feminino desconhecido.

Duas mil pessoas, mil de cada sexo, foram testadas em todo o mundo. O perfil falso de uma mulher loira de 21 anos, bonita, simpática e ingênua enviou solicitação de amizade para todos eles e teve aceitação de 1.872.

Outra informação do estudo é que 86% dos usuários que adicionaram o perfil da Mocinha (rs) são da área de tecnologia da informação, 31% deles trabalham em segurança de TI (vai entender!). Questionados sobre o motivo de aceitarem a nova amiga: ela tem uma cara adorável (53%), um rosto conhecido (17%), trabalha na mesma área (24%), achou o perfil interessante (6%).

Não satisfeitos, os pesquisadores ainda usaram o serviço de mensagem instantânea com parte dos novos amigos da Loira. 73% destes não só papearam como revelaram informações importantes (telefones, endereço, nome completo, nome do bichano de estimação,...). O tempo médio de conversa foi de 2h.

O levantamento é bem preocupante: usuários das redes sociais aceitam perfis falsos só por conta de uma fotinho bacana e se arriscam revelando dados sensíveis que podem ser utilizados em golpes digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário