Voltar para o hotsite

29 setembro 2010

Cordialidade masculina garante a saúde das mulheres

Não é bem isso que diz uma pesquisa da Escola Médica da Universidade de Massachusetts, mas é quase.

Quando um homem trata mal uma mulher ou apronta algo que a deixa triste, a expectativa por um pedido de desculpas aumenta a pressão arterial, o que pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Os estudos também revelaram que se a mulher recebe um pedido de perdão (desde que não demore muito, por favor), sua pressão arterial pode voltar ao normal 20% mais rápido.

Por outro lado, a pulsação dos homens leva mais tempo para se recuperar após um pedido de desculpas, o quer nos faz acreditar que os homens ficam nervosos quando há admissão de culpa.

Veja só como testaram os 29 homens e 59 mulheres “cobaias”: eles tiveram a pressão arterial medida antes e depois de realizarem, individualmente, um teste de matemática. Informados de que tinham cinco minutos para concluir a tarefa, por três vezes foram interrompidos para serem apressados a terminarem o teste.

Ao final, os pesquisadores disseram a todos a frase ‘Você obviamente não é bom o suficiente’. Dois minutos depois, os eles se desculparam com metade dos homens e mulheres. As mulheres que receberam um pedido de desculpas se acalmaram mais rápido, enquanto os homens demoraram um tempo maior para relaxarem.

Independente dos testes, seja você homem ou mulher, ser cordial não custa nada, não é mesmo? ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário