Voltar para o hotsite

20 setembro 2010

Voos longos: não tenha medo da turbulência

Se numa viagem de avião o seu medo é a aeronave cair ou a turbulência, saiba que existe um mal comum e prejudicial a sua saúde: a baixa pressão atmosférica. É comum em vôos longos, de mais de 4 horas, as pernas incharem e ficarem dormentes.

Pois saiba que os motivos desta sensação são muito perigosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Trombose Venosa Profunda (TVP) afeta 1 em cada 6.000 passageiros de vôos longos.

A TVP é um coágulo que se forma nas veias das pernas e pode se deslocar para o pulmão ou cérebro, e é potencialmente fatal. Um dos fatores de risco é a obesos, pessoas muito altas ou muito baixas, grávidas, idosos, esportistas (pasmem!) e qualquer pessoa que possui a circulação sanguínea com menor fluxo. Você, apresentando risco ou não, pode tomar medidas pra chegar no seu destino em forma:

# Fuja do aperto e tente reservar a poltrona do corredor. A cada 2-3h levante e alongue as pernas fazendo agachamento (vá ao banheiro para não pagar mico). Com preguiça? Fique apertando e soltando os dedos do pé (também pode fazer com as mãos), isso faz com que o sangue seja ‘bombeado’ pelo corpo.

# Combata o ar seco do avião tomando meio litro de água por hora. A umidade do interior do avião é 10% mais seco que o ar do deserto no verão. Bebidas com sódio e potássio são ainda mais eficientes.

# Leve petiscos saudáveis para o seu voo. Comida de avião não é nada saudável, por isso leve umas comidinhas para te ajudar. Cereais, sanduíches de pão integral, castanhas são ideais para a sua viagem (e sua saúde).

# Invista numa meia antitrombose é uma opção bacana. Essas meias compressoras são obrigatórias em pós-operatórios e tem grande responsabilidade na recuperação do paciente. Vá a um médico e veja qual a melhor compressão para você.

Agora dá pra viajar com tranquilidade. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário