Voltar para o hotsite

28 setembro 2010

Trânsito, transporte público e o paulistano

O Ibope e o Movimento Nossa São Paulo divulgaram estes dias uma pesquisa feita com moradores da capital sobre suas percepções sobre a cidade e o seu – ‘ótemo’ – trânsito. Eles ouviram 805 moradores da capital maiores de 16 anos no finalzinho de agosto, mas os resultados foram apresentados no Dia Mundial Sem Carro, durante a Semana de Mobilidade Urbana.

Mobilidade urbana foi o que a pesquisa não mostrou (rs), já que a média de tempo gasto por dia no trânsito (seja de carro ou transporte coletivo) é de 2 horas e 42 minutos. Só no trajeto casa-trabalho-casa, o tempo médio é de 1h49, sendo que 11 dos entrevistados gastam 3h ou mais.

O número de motoristas que usam o carro todos os dias caiu 3% de 2009 para este ano, ficando em 26%. 52% dos motoristas também disseram que estão mais dispostos a deixar o carro em casa caso o transporte público melhore. No ano passado, somente 40% tinha esta predisposição. ;D

E para melhorar o trânsito, 68% dos entrevistados dizem que é preciso expandir linhas de metrô e trens. Em segundo lugar, com 42%, ampliar linhas de ônibus e corredores.

E provando que não é só carro e ônibus que abarrota a rua, uma das “reclamações” dos entrevistados é a qualidade do ar e o controle de poluição que receberam notas mais baixas agora em relação a 2009, já que 79% dos consideram a poluição do ar o tipo de poluição mais grave e inaceitável.

Eu passei a deixar o carro mais dias em casa e sair mais de bicicleta, e quando preciso mesmo da minha caranga, organizo uma carona solidária, que impacta diretamente no meio amabiente e no meu bolso ($). O que é insustentável para você? Que medidas toma para melhorar o seu dia a dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário