Voltar para o hotsite

24 setembro 2010

Sobrevivendo no meio da Selva

Um dos lugares cotados para as minhas férias é a Amazônia. É tanta coisa para explorar que nunca penso em ir pra lá. Mas agora cogitei e já analisei algumas ameaças que corro no meio da selva.

Sempre penso nos riscos que corro e na prevenção deles, onde quer que esteja. Pois aqui vai o começo da minha listinha de perigos (não vale rir):

# Morrendo, literalmente, de sede.
Pra caminhar no sol da mata é preciso estar muito hidratado. Numa situação de extrema desidratação a atividade física e a exposição ao Sol devem ser minimizadas. Rio/cachoeiras são bem-vindos para tomar uma fresca, mas não beber a água. Frutas, a seiva das folhas e cipós d’água cai bem.
Prevendo riscos: No alto verão é bem comum esta situação. Por isso, é óbvio que, mesmo pesando na mochila, as garrafas d’água são obrigatórias. Para caminhadas longas é bom levar bebidas com sais minerais.

# Uma cobra me picou!
O ideal é identificar se a danada é venenosa. Na cabeça das perigosas existe um orifício entre os olhos e narina. Lavar bem o local da picada mais rápido que tudo e usar antisséptico (deve existir neste tipo de viagem). Estas medidas só amenizam dor, procurar ajuda médica é vital.
Prevendo riscos: 80% das picadas de cobra são do joelho pra baixo. Botas e calças caem muito bem em regiões propícias a elas.

# No meu caminho
A Amazônia é cheia de onças. Já pensou dar de cara com uma? Pois é. Correr nunca, elas sempre serão mais velozes. O ideal é subir em uma árvore esperar que ela vá embora. Geralmente elas só atacam sob ameaça, já que a carne humana não faz parte do cardápio da bichana.
Prevendo riscos: Andar em grupos faz com que animai fujam de estranhos. Evitar lugares desconhecidos e não incomodá-las também elimina qualquer possibilidade de ataque.

# Pé-frio
Esgotado fisicamente, vento gélido, roupa molhada? Muitas coisas podem causar hipotermia, algo bem diferente de ‘passar frio’. Quando se está tremendo sem controle e com os dedos começando a ficar roxos já é um estágio adiantado de hipotermia. O ideal é tirar as roupas molhadas e cobrir o corpo com algo bem quente. Uma fogueira, um chá quente, garrafas com água quente pra dormir abraçadinho ajudam muito.
Prevendo riscos: Regiões de mata fazem frio a noite, levar muito casaco é o correto. Nos primeiros sintomas de hipotermia as providências devem ser imediatas, não vale esperar tremer descontroladamente pra fazer algo.


Quais são suas dicas de sobrevivência na selva (rs) você tem pra mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário